Que fazer em Mora?


São diversos os aspectos que caracterizam o potencial turístico da região. Do ponto de vista geográfico, podemos salientar a sua proximidade às Barragens de Maranhão e Montargil, locais de recreio e que, em conjunto com a Ribeira do Raia (a única que tem água todo o ano), constituem um dos pólos de pesca desportiva mais importantes do País sendo de salientar, por exemplo, o Campeonato do Mundo de Juvenis em Cabeção no Ano de 1999 e o Campeonato do Mundo de Seniores em 2001, Campeonato do Mundo de Seniores em 2012 além das diversas provas nacionais e de clubes que se realizam durante todo o ano. Foi este conjunto que esteve na origem do Fluviário de Mora, equipamento que tem como primeiro objectivo uma amostra do diversos peixes que frequentam (ou frequentaram) os nossos rios desde a nascente até à foz.

Do ponto de vista cinegético, o Concelho de Mora é um concelho com um potencial acima da média o que naturalmente constitui também um potencial turístico muito importante.

As provas hípicas, nacionais e regionais, a Telebaja (única prova de Todo o Terreno que conta para o Campeonato Mundial), Feira Medieval do Couço, assim como muitas outras manifestações desportivas, são de elevado potencial turístico, não só pelo número de pessoas que movimentam mas também pela necessidade que estas normalmente têm destes equipamentos.

Existem muitas outras manifestações que reforçam este potencial como por exemplo as feiras temáticas realizadas pela autarquia (Feira da Pesca Desportiva ou Feira do Tomate) que tiveram cariz nacional.

A paisagem, as cores e o cheiro são outros apelativos.


Pelourinho em Cabeção
Pelourinho em Cabeção
Flores das Estevas
Flores das Estevas
Fluviário de Mora
Fluviário de Mora


E nos arredores?


Nos arredores do Concelho poderemos encontrar diversos temas de interesse turístico que poderão ir desde as visitas aos parques próximos como o Monte Selvagem ou a Aldeia da Terra, as barragens do Maranhão ou Montargil, Avis e Arraiolos ou fazendo mais alguns quilómetros ir até à Coudelaria de Alter, Observatório Astronómico de Fronteira...